Perguntas e Respostas 

1. O que é modalidade de ensino dos CEEJAs?

R: Os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos são estruturados a partir da presença flexível, ensino individualizado e eliminação de disciplinas. Este modelo foi definido pela Resolução SE nº75 de 7-12-2018.

2. O que é presença flexível?

R: O aluno escolhe os dias da semana e os horários que pode frequentar a escola.

3. O que é ensino individualizado?

R: No modelo de ensino individualizado não há sala de aula por série. O aluno recebe individualmente as orientações dos professores de cada disciplina, levando em conta o período em que ficou afastado da escola e seu ritmo de estudos.

4. O que é eliminação de disciplinas?

R: O aluno estuda uma disciplina por vez com as apostilas equivalentes à série/ano que precisa estudar. Quando concluir e/ou eliminar uma disciplina, escolhe outra e assim por diante até terminar o curso.

5. Quais disciplinas tenho que cursar?

R: O número de disciplinas pode variar de acordo com o Histórico Escolar de cada aluno. Mas o Currículo Oficial determina que o aluno concluinte do Ensino Fundamental tenha cursado Língua Portuguesa, Inglês, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências, História e Geografia, e que o aluno concluinte do Ensino Médio tenha cursado Língua Portuguesa, Inglês, Educação Física, Arte, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

7. Posso aproveitar estudos anteriores?

R: Sim. Além de o aluno continuar os estudos a partir do ano/série em que parou, também é possível aproveitar disciplinas já eliminadas através de outros cursos de presença flexível, telessalas, exames destinados à obtenção de certificação de competências da Educação de Jovens e Adultos, ENCCEJA, ENEM (até 2016), cursos de educação a distância devidamente credenciados e regime de promoção parcial no ensino regular.

8. Qual material utilizarei para estudar?

R: Os alunos recebem os Caderno EJA Mundo do Trabalho.. Esse material é autoinstrutivo, tem como base o Currículo Oficial do Estado de São Paulo. 

9. Qual a melhor maneira de estudar para as avaliações?

R: Cada aluno desenvolve sua própria forma de estudar de acordo com sua disponibilidade e seu estilo de aprendizagem. Mas é fundamental que o aluno faça os exercícios da apostila no caderno e peça orientação ao professor sempre que surgirem dúvidas

.

10. Como são as avaliações que devo fazer?

R: As avaliações são elaboradas com questões variadas, sem consulta e baseadas nas apostilas correspondentes.

11. Qual deve ser a nota nas minhas avaliações?

R: Para ser aprovado, você deve alcançar 6.0 pontos em uma escala de 0 a 10.

12. Quantas avaliações posso fazer por dia?

R: Pode ser feito até 4 provas por dia.

13. O que acontece se eu não atingir a nota 6.0?

R: Não atingindo a nota mínima, o aluno será reorientado pelo professor e poderá fazer outra prova após 1 hora..

14. Quantas avaliações tenho que fazer por disciplina?

R: O número de avaliações varia de acordo com a disciplina e o ano em que você parou de estudar. Verifique com seu professor.

15. Como funcionam as Oficinas?

R: A escola oferece oficinas, palestras, sessões de discussão e pesquisas de campo que abordam questões relevantes ligadas à saúde, à cidadania, ao debate com assuntos pertinentes à cidade, ao país e ao mundo e à arte em geral. As oficinas são obrigatórias para conclusão do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

16. Como faço para participar das Oficinas?

R: Fique atento ao cronograma divulgado semanalmente no site e mural da escola.

17. Quanto tempo vou demorar para concluir o Ensino Fundamental e o Ensino Médio?

R: O tempo para conclusão do curso tanto para o  Ensino Fundamental como para o Ensino Médio dependerá, exclusivamente, da capacidade e do ritmo de aprendizagem do aluno, bem como de sua disponibilidade de tempo para estudar, de seu interesse, de suas necessidades e dos resultados alcançados.

----------------

REGIMENTO ESCOLAR: